Quando entramos em contato com a música, o nosso cérebro é totalmente influenciado pela melodia, harmonia e ritmo e entra em uma frequência vibratória agradável, deixando-nos mais relaxados.
Por esse motivo, a musicoterapia dispõe única e exclusivamente da música para tratamentos de pacientes que desejam uma saúde mental. Inclusive, é realizada nos processos de perda, trauma ou alguma situação delicada.
Continue lendo o nosso post sobre os benefícios da musicoterapia para os momentos difíceis. Confira!
Afinal, o que é a musicoterapia?
Antes de tudo, musicoterapia é um processo “híbrido” que permeia a arte e a música ao mesmo tempo. Ou seja, ela serve basicamente para promover a expressão, comunicação e aprendizado.
Logo, a musicoterapia pode ser eficientemente usada para diversas demandas, como reabilitação, atuação em processos preventivos e na melhoria da qualidade de vida no dia a dia.
Dessa forma, o principal objetivo da musicoterapia é realizar o desenvolvimento de potenciais e restabelecer as funções do indivíduo.
Assim, o indivíduo consegue alcançar seus objetivos sociais e pessoais e enfrentar os desafios comuns do dia a dia.
Como esse método funciona?
Basicamente, existem inúmeras sessões de musicoterapia em seus mais variados tipos, uma vez que as abordagens de tratamento são distintas.
No entanto, de modo geral, ele pode ser usado com um paciente mais passivo — aquele que somente escuta o musicoterapeuta tocando — e também tem o paciente ativo — aquele que participa juntamente com o musicoterapeuta, conduzindo a música.
As sessões são inteiramente voltadas para o desenvolvimento da autoexpressão e de habilidades comunicativas, especialmente para quem tem dificuldade em externalizar sentimentos, de pensar ou de falar sobre eles.
Além disso, a musicoterapia também pode ser realizada em conjunto, onde as pessoas se juntam para tocar uma música.
Segundo estudos, esse processo facilita ainda mais a comunicação entre os envolvidos e oferece ainda mais possibilidade de se expressarem — emocionalmente falando.
Como a musicoterapia ajuda nos momentos difíceis?
Primeiro de tudo, sabemos que todos nós estamos sujeitos a inúmeros desafios na vida — seja o luto pela morte de um ente querido, um acidente, uma perda, entre outros processos relacionados.
Tudo isso nos impacta de uma maneira profunda, tornando-nos, muitas vezes, mais endurecidos e menos propensos a externalizar o que sentimos.
Dessa forma, já percebemos que a musicoterapia tende a nos ajudar de maneira eficiente em momentos mais conturbados.
Se você não é capaz de falar sobre um problema em específico, é possível que você expresse esse problema através da música.
Assim, suas emoções são transferidas para o toque e para a melodia, abrindo caminhos para o autoconhecimento e autodesenvolvimento acerca do problema que o aflige.
Com isso, você se torna ainda mais capaz de sentir-se seguro perto das pessoas, lidar com problemas futuros e ainda se reabilitar de situações problemáticas do passado.
Gostou deste artigo? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre a musicoterapia, que tal conhecer mais artigos do nosso blog?
Disponível em: Conheça 7 tratamentos realizados com a musicoterapia. https://clinipamvendas.com.br/conheca-7-tratamentos-realizados-com-a-musicoterapia/. Disponível em: 25 de novembro de 2022.