A perda de um filho é algo muito doloroso, principalmente por não fazer parte do “ciclo da vida”. Por isso, nunca estarmos preparados para este momento.
Por isso, saber como lidar pode ser algo muito difícil, mas é preciso – tudo sempre conforme o tempo de cada um e sempre respeitando os limites individuais.
Sentimentos de culpa e revolta
A dor de perder um ente querido já é algo bem forte, mas a perda de um filho pode despertar sentimentos de culpa e revolta. Afinal, quando há a partida de um filho, também se vai toda uma perspectiva de futuro.
Ou seja, tudo o que os pais se programaram para realizar com o passar dos anos é preciso ser reorganizado. Contudo, obviamente, todas as etapas do luto precisam ser vividas.
Os parentes e amigos próximos não devem pressionar ou fazer com que a dor seja evitada. Com o tempo, o vazio doloroso vai passando e é possível começar a seguir a vida.
União é fundamental, principalmente após a perda de um filho
A união em situações difíceis é fundamental, pois se trata de algo que ajuda na recuperação. Sabe-se que o espaço deixado pelo filho que partiu nunca será substituído.
No entanto, com o passar do tempo, essa dor pode ser amenizada. Além disso, a saudade pode acabar se tornando um alento, principalmente pelos bons momentos em memória daqueles que amamos.
Luto precisa ser vivido
Assim como já citado, o luto da perda de um filho precisa ser vivido. Esse momento pode ser super doloroso, mas é preciso viver por isso para buscar, posteriormente, todo o seu estoque de força e coragem.
Ter um suporte durante o luto é muito benéfico para que nenhum fardo fique pesado demais – e que, consequentemente, não possa ser suportado!
Vínculo nunca terá um fim
Um filho nunca vai deixar de ser um filho. Dessa forma, o vínculo nunca terá um fim – afinal, a relação não termina com a morte, mas somente se modifica.
Ou seja, entender que o vínculo com o seu filho permanecerá é algo fundamental para ressignificar a dor, tornando algo doloroso em uma forma de multiplicar o seu amor.
Tenha ajuda psicológica e médica
Todas as relações familiares são impactadas com a dor da perda de um filho. Por isso, o ideal é ter o apoio psicológico, iniciando uma terapia.
Além disso, buscar manter um diálogo é fundamental para enfrentar este momento tão delicado.
Tenha um luto digno
Sabemos que ter o momento de luto, principalmente quando se trata da perda de um filho, merece ser respeitado. É por isso que nós prestamos assistência funeral completa e respeitosa.
Além disso, você não terá perturbações ou situações indesejadas! Entre no site e conheça os nossos serviços.
Disponível em: Como lidar com a dor de perder um filho? https://www.dicasdemulher.com.br/como-lidar-com-a-dor-de-perder-um-filho/. Acesso em: 09 de dezembro de 2022.