É comum sentirmos saudades de pessoas que já não estão mais entre nós, mas também de lugares e experiências que já tivemos na vida.
Esse sentimento nos leva a acreditar em muitas coisas, mas se não for bem administrado, pode nos levar ao sofrimento.
Tendo isso em mente, preparamos este conteúdo para te dar dicas sobre como lidar com esse sentimento e ter uma vida focada no presente. Confira!
Afinal, o que é a saudade?
Saudade é um sentimento causado pela distância ou falta de algo ou alguém. Por exemplo, familiares ou amigos que não estão mais conosco.
Vale ressaltar que “saudade” é uma das palavras mais usadas em poemas de amor e canções românticas, isso porque é uma forma de expressão que podemos relacionar com tudo que já vivemos ou queremos viver novamente.
Dessa forma, há quem diga que a saudade é um sentimento que surgiu na época colonial, ou melhor, quando os europeus deixavam suas cidades para explorar outros lugares.
Dicas para lidar com esse sentimento
A saudade costuma apertar o coração de uma pessoa quando ela perde alguém muito especial, como amigos e familiares.
No entanto, é possível gerenciar esse sentimento e ter uma vida focada no presente com algumas dicas. Veja:
Entenda a vida como um ciclo
Se você sente saudade de uma pessoa especial que já não está mais entre nós, busque entender a vida como um ciclo: nascer, viver, morrer.
Todos nós estamos sujeitos a esse ciclo e pensar dessa forma é uma maneira inteligente de lidar com a saudade e até mesmo de entender melhor a vida.
Ressignifique a saudade
Ressignificar a saudade é outra maneira de lidar com esse sentimento. Em vez de sofrer, por que não entender a saudade como uma forma de sentir o que você viveu?
Sempre que sentir saudades de alguém ou de um ente querido que partiu, coloque a mão no peito e pense: eu tive a oportunidade de viver dias maravilhosos ao lado dessa pessoa e sou grato por isso.
Deixe o rio fluir
Por mais difícil que seja lidar com a saudade quando perdemos alguém, veja a vida como um rio que precisa fluir.
E neste rio, muitas pessoas vão surgir e partir, de maneira que estar preparado para isso é fundamental para mantermos nossa saúde psicológica.
Veja a vida como uma dádiva
Ver a vida como um presente ou dádiva é outra forma de lidar com a saudade. Quando nos entregamos a esse sentimento, deixamos de viver o presente e podemos desenvolver transtornos mentais.
Ao ver a vida como um bem precioso que deve ser aproveitado, pois ela pode se encerrar inesperadamente, mudamos nossa percepção e passamos a valorizar o presente.
Você sente a falta de alguém especial que já partiu? Coloque em prática as dicas que apresentamos. Assim, é possível lidar com a saudade e focar no presente.
Disponível em: Saudade não precisa doer. https://vidasimples.co/conviver/saudade-nao-precisa-doer/. Acesso em: 27 de janeiro de 2023.