Se tem uma célula interessante e que cada vez mais intriga os pesquisadores, é o nosso DNA. Como bem sabemos, ele contém inúmeras informações sobre nós mesmos, sobre nossos antepassados, automatismos e muitos outros aspectos interessantes.
Por esse motivo, neste post vamos te mostrar 4 curiosidades sobre o DNA para expandir a sua mente. Confira agora algumas informações que, provavelmente, você não sabia!
1. A estrutura do DNA é bem comprida
Quando falamos a respeito do DNA, tendemos a associá-lo a qualquer tipo de célula do nosso corpo. E de fato, o DNA é uma célula. No entanto, sabemos que ela possui uma espécie de hélice.
E, caso desenrolássemos essas hélices e todos os fios estivessem dispostos em uma sequência bem homogênea, poderíamos perceber que o DNA de cada célula poderia medir cerca de 1,80m.
Levando em consideração que nosso corpo possui cerca de 100 trilhões de células, podemos definir que o DNA de todo o nosso corpo poderia alcançar mais de 177 bilhões de km, se cada um deles fossem colocados em fila.
Dessa forma, sendo ainda mais radical, com essa distância poderíamos viajar da terra ao sol cerca de 600 vezes.
2. Os DNAs geralmente são iguais para todos os seres humanos
Cada ser humano vivo é diferente e especial, não é mesmo? Biologicamente falando, 0,1% deles podem até ser. No entanto, os outros 99,9% — considerando os 3 bilhões de pares humanos de DNA — são basicamente iguais, considerando o mar de 7 bilhões de pessoas no mundo.
Entretanto, esses 0,1% de 3 bilhões de pessoas na terra são mais do que suficientes para fazer com que cada pessoa seja diferente.
3. O DNA é metade italiano
À medida que as pesquisas vão se desenvolvendo, tecnologias que estão relacionadas à análise de DNA se tornaram extremamente acessíveis.
Assim, esse fenômeno pôde fazer com que pessoas comuns tivessem acesso a exames e testes de ancestralidade. De acordo com esses testes feitos, foi visto que basicamente metade do DNA é italiano, de acordo com os resultados.
Além disso, é possível conferir também se você possui ancestralidade com outros tipos de povos, como é o caso dos indígenas, e por aí vai.
4. Com uma amostra de DNA, é possível abrir um novo mundo
Conforme comentamos ao longo desse post, os testes e exames de DNA estão se tornando cada vez mais democráticos e acessíveis. Além do contexto da ancestralidade, o DNA também consegue fornecer uma gama de informações importantes.
Portanto, existem diversos tipos de testes de DNA que tendem a rastrear possibilidades de doenças, oferecer informações importantes sobre estilo de vida e saúde ou até mesmo fazer com que você possa se conectar com parentes perdidos.
Gostou deste artigo? Então, agora que você já conhece algumas das principais curiosidades sobre o DNA que provavelmente ninguém te contou, que tal conhecer a nossa parceria com a internacional DNA Memorial?
Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.
Disponível em: 6 fatos estranhos (porém verdadeiros) sobre o DNA. https://www.megacurioso.com.br/ciencia/119233-6-fatos-estranhos-porem-verdadeiros-sobre-o-dna.htm. Acesso em: 08 de fevereiro de 2023.