Dicas de livros sobre a morte e o luto

O luto tem ligação com o amor que você sentia pelo falecido. É um sentimento muito difícil de ser encarado e cada pessoa reage a esse sentimento de uma determinada maneira.

O luto é uma realidade que, muitas vezes, chega sem pedir licença. Vem de repente. A vida é interrompida e com ela se vai tudo o que se planejou vivenciar com aquela pessoa. Desse modo, o enlutado começa a travar uma guerra por sua saúde emocional e mental.

É difícil de lidar, mas o luto é inevitável para todo o ser humano. Porém, a leitura é uma via para amenizar essa dor. Seja por meio do conhecimento ou através de uma história de superação na qual o enlutado se identifica.

Por isso, trouxemos algumas indicações de livros para você refletir sobre a morte e o luto. Confira:

1. Morte e Desenvolvimento Humano

O livro Morte e Desenvolvimento Humano foi escrito por Maria Júlia Kovács. Esse é um livro que rompe com o tabu de se falar sobre a morte e o luto. Nele é ressaltado a importância de falar e lidar com esse tema.

No decorrer dos seus 13 capítulos, o livro nos leva a refletir sobre pontos fundamentais do assunto como:

O medo da morte;

Como a sociedade enxerga a morte;

Sobre a separação e perdas;

O processo do luto e muitos outros.

No livro, a autora tenta mostrar aos leitores o significado cultural da morte de maneira subjetiva. Do mesmo modo, o luto, que é inevitável para todos nós. Esse trabalho pode ser compreendido como fragmentos desses temas. Isso porque esses assuntos são imensuravelmente amplos.

2. A ridícula ideia de nunca mais te ver

Esse livro escrito por Rosa Monteiro é um livro que mistura com grande expertise, ficção e memória. A escritora ficou impressionada ao ler o admirável diário de Marie Curie, ela sentiu uma forte sintonia, com a triste história de Marie Curie que perdeu o seu marido. Isso porque ela também havia perdido o seu companheiro de 21 anos, Pablo Lizcano, que morreu após ter batalhado contra o câncer.

Essa grande perda, gerou esse livro arrebatador e tocante acerca da morte. Principalmente, de laços que nos conectam ao fim da vida.

Esse é um livro de história real, com sentimentos reais que certamente nos trará maior entendimento e conforto diante da perda.

3. Luto: Estudos sobre a perda na vida adulta

O livro de Colin Murray Parkes, não só nos ajuda a passar pela dor de uma perda, mas também nos ensina formas de ajudar a quem está passando por esse momento tão delicado.

Nesse livro, podemos contar com as questões que permeiam todo o ser humano da perda em função da morte. Mas há, também, de maneira resumida, outros apontamentos de luto, como a perda de um emprego, de um casamento, infertilidade etc.

A obra nos traz grandes referências e exemplos que nos trazem maior compreensão dos percursos que um enlutado enfrenta, no âmbito:

Físico;

Social;

Emocional;

Cultural.

4. Um sopro de vida

Quando Clarice Lispector terminou de escrever Um sopro de vida, ela estava próximo da morte, em 1977, devido ao câncer. Assim, ela o escreveu consciente de que esse seria o seu último livro escrito. Clarice escreveu esse livro porque ela precisava se sentir viva, de fato é o seu sopro de vida.

Ela narra a história de um homem angustiado que criou um alter-ego chamado Angela Pralini. Porém, algumas vezes ele mesmo não se reconhecia nesse personagem. Isso porque ela era o contrário de quem ele era.

Às vezes, ele alimentava um ódio profundo o que via naquele personagem, que acabou se transformando em seu espelho. O tema vida e morte azucrina a vida desse personagem criado por Clarice Lispector, diante da morte na vida real.

5. As intermitências da morte

As intermitências da morte, de José Saramago, é um livro bastante crítico diante da nossa sociedade. É um livro que nos leva a refletir sobre a importância que tem o fim dos ciclos, o morrer, assim, essa consciência nos ajuda a enfrentar esse processo.

A prerrogativa da história de José Saramago, é um mundo onde ninguém morre. Ao longo do livro vemos a problemática que é um mundo assim. O autor relata a incapacidade dos hospitais de ocupar tantos doentes, a decadência da religião.

Sem contar a superlotação de uma espécie de mortos vivos que estão com doenças gravíssimas, mas que não podem morrer. A ausência da morte, na verdade, seria um grande sofrimento. É um livro muito interessante para enxergarmos o tema por outro ângulo.

6. A Arte de Morrer Visões Plurais Vol. 1, 2 e 3

Essa coleção de Org. Franklin Santana Santos é uma grande referência aqui no Brasil. Essa é uma obra que conta com diversos especialistas de diversas áreas como:

Medicina;

Filosofia;

Educação;

Psicologia;

Antropologia;

Enfermagem;

Religiões;

E até mesmo Direito.

Cada especialista traz uma abordagem a respeito da morte de acordo com a sua visão. A maioria dos pesquisadores são doutores de universidades brasileiras renomadas, abordando o assunto de uma forma interdisciplinar.

No entanto, mesmo o livro tendo essa essência acadêmica, o livro não é dirigido apenas ao público estudante mas a todos aqueles que de alguma forma querem entender esse tema, que ainda hoje é um tabu.

7. O Ano do Pensamento Mágico

Este é um livro que envolve o leitor logo nas primeiras páginas, porém ao mesmo o leva para um caminho complexo pelo mundo da morte. Caminho esse que é um tabu, assunto que todos evitam falar e pensar a respeito.

No entanto, a morte não dá pra ser escondida ou enfiada por debaixo do tapete, ela é um fato impossível de ser negado.

Joan Didion, autora do livro, conta sobre um dos períodos mais críticos de sua vida. Esse ano foi o ano após a morte de seu marido John Gregory Dunne, também era escritor, e a enfermidade de sua filha única.

O livro é de uma sinceridade e paixão emocionantes. Nele, nos é revelado uma dor pessoal, mas que ao mesmo tempo é compartilhada por todos. Com o passar do tempo, a vivência do luto foi sendo transcendida. Joan Didion não traz nenhuma receita mágica para superar o luto, porque ela descobre que esse é um processo inevitável e que é preciso ser vivenciado.

Disponível em: Luto e dor podem ter reconforto em livros; veja sugestões de psicólogos https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/11/02/finados-livros-ajudam-a-lidar-com-a-morte-de-pessoas-proximas.htm. Acesso em: 04 de agosto de 2022.

Related Posts

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments