Em algum momento da vida, todos nós enfrentaremos a perda de um ente querido. Nessa hora, é fundamental poder contar com a ajuda de um amigo, principalmente pela fragilidade da situação e pela confusão de sentimentos.
Sabendo disso, é hora de entender o que você pode fazer caso alguém próximo precise de auxílio durante um falecimento na família. Por mais difícil que seja oferecer a mão e tratar de determinados assuntos esse é, claramente, um passo muito importante.
Logo, este artigo foi feito pensando em lhe mostrar como planejar um funeral caso seja necessário socorrer alguém em tal cenário. Por isso, fique atento às informações abaixo, combinado?
Por que oferecer ajuda com a organização de um funeral?
Algumas pessoas, quando perdem alguém querido, conseguem manter a mente no lugar e tratar de todos os assuntos burocráticos envolvendo a situação. No entanto, isso não é unânime, ou seja, boa parte tende a perder o rumo, principalmente pela tristeza do momento.
É nessa hora que a presença de um amigo pode fazer toda a diferença. Se você se encontra nessa situação, aproveite para oferecer ajuda, seja com as coisas básicas ou com a organização da cerimônia. Afinal, planejar um funeral pode ser bastante trabalhoso.
Correr atrás da papelada ou entrar em contato com familiares e conhecidos para avisar sobre os detalhes pode ser o suficiente para aliviar o peso sentido, dando à pessoa o espaço que ela precisa para colocar para fora suas emoções, o que costuma ser benéfico para o processo de luto, aliás.
Maneiras práticas de ajudar
A ideia na hora de planejar um funeral é começar pelo básico, ou seja, perguntando se você pode ajudar. Lembre-se de deixar essa decisão nas mãos do seu amigo, certo? Se a resposta for positiva, comece descobrindo se há um plano funerário ou se tudo deverá ser pago na hora.
Então, inicie o processo pelas questões administrativas:
- Avise o advogado da família ou do falecido;
- Anote o nome e o telefone de todos que enviarem condolências ou coroas de flores, para que seu amigo possa agradecer posteriormente;
- Entre em contato com os conhecidos, familiares e amigos, e garante que todos saibam dos detalhes do funeral e estejam presentes nesse momento tão difícil.
Depois, ajude com a questão funerária:
- Fale com o plano funerário;
- Caso não haja um, pesquise e entre em contato com um de confiança;
- Vá na reunião que organizará os detalhes;
- Ajude seu amigo a decidir pontos básicos, como a roupa utilizada pelo falecido, por exemplo;
- Fale com o cerimonialista ou entidade religiosa que discursará durante a cerimônia e acerte todos os detalhes e mensagens do dia.
Lembre-se de sempre fazer tudo com carinho e amor, já que o seu amigo precisará disso para manter-se bem.
O que mais posso fazer pelo meu amigo?
Algumas coisas básicas também podem fazer a diferença na hora de planejar um funeral, mesmo que não envolvam questões burocráticas. São elas:
- Se houverem crianças na família, ajude a levá-las até a escola ou buscá-las, além de distraí-las;
- Ajude na limpeza da casa de seu amigo;
- Garanta que, apesar da tristeza, ele se alimente corretamente;
- Verifique se todos os itens básicos estão na casa, como papel higiênico, água mineral, produtos de higiene, entre outros;
- Verifique o pagamento das contas.
É preciso ter em mente que, por menores que sejam, esses detalhes precisam estar em dia, para não se tornarem uma bola de neve e não prejudicarem a saúde emocional de quem você ama.
Além disso, entenda que você precisará apoiar seu amigo durante um bom tempo, já que o processo de luto pode ser demorado e bastante delicado para algumas pessoas.
Se você quer se sentir seguro com relação ao presente e futuro de sua família, conheça hoje mesmo os planos oferecidos pela Riopae. Estamos prontos para atendê-lo e auxiliá-lo no que for preciso!
Disponível em: Funeral: como organizar a despedida de um ente querido https://www.vivamaisplan.com.br/funeral/ Acesso em: 15 de Março de 2022