A relação com a morte e o luto é um ponto fundamental em praticamente todas as religiões. Um dos principais motivos para isso é a necessidade de encontrarmos respostas para o que há do outro lado, mesmo que não existam certezas em vida. Assim, cada vertente, culto ou crença costuma apresentar sua própria visão sobre o assunto, de forma muito particular.
Você quer descobrir um pouco mais sobre como diferentes doutrinas enxergam a vida após a morte? Então, é só continuar conosco até o final deste artigo!
Cristianismo e o pós-vida
Entre as principais religiões cristãs encontramos o catolicismo, o protestantismo e o espiritismo, cada uma com suas próprias crenças sobre o que ocorre após a morte.
Catolicismo
A crença cristã no pós-vida depende muito da denominação. A maioria das pessoas acredita na existência da vida após a morte e que as escolhas feitas na Terra afetam o destino dos seres humanos, podendo ele ser o céu ou o inferno.
No caso dos católicos, há também a questão do purgatório, um lugar onde os mortos destinados ao céu precisam passar quando existe a necessidade de se purificarem de seus pecados.
Evangélicos
Assim como no caso dos católicos, os evangélicos também acreditam na vida após a morte, porém, sem a existência de um purgatório. Nesse caso, todas as pessoas que viveram uma vida segundo os ensinamentos de Cristo e se arrependeram de seus pecados, aceitando Jesus como seu único salvador, possuem o direito de entrarem no céu.
Por outro lado, indivíduos que só cometeram o mau e que não se arrependeram de seus atos em vida, estão fadados ao inferno. A vida no Paraíso, segundo a doutrina, será plena e repleta de felicidade, na espera pelo dia em que Jesus voltará à Terra e os mortos ressuscitarão.
Espiritismo
No espiritismo, acredita-se que a vida após a morte, ou o mundo espiritual, é um reino onde os espíritos continuam a evoluir, mesmo após deixarem a Terra. Eles também creem que as almas vivem e levam sua consciência com elas para o outro lado, de onde podem interagir com aqueles que continuam vivos, através de médiuns do mundo físico.
Como os judeus enxergam a vida após a morte?
O judaísmo, embora tenha dado início há diversos costumes e crenças cristãs, não é considerada uma religião da mesma vertente. O motivo é simples: os judeus não acreditam que Jesus seria o Messias. A vida após a morte, nesse caso, não é um assunto fechado, já que os judeus possuem diversas visões para o que ocorre com a alma depois que o corpo encerra seus dias na Terra, entre elas:
- A alma espera pelo aparecimento do Messias e, só então, o corpo e espírito são unificados, desde que antes passem pelo “julgamento final”;
- A alma permanece no corpo até ser enterrada quando, por meio de um ritual de purificação, é finalmente separada e segue seu caminho;
- A alma continua com o corpo e se desfaz.
Como podemos ver, não há unanimidade sobre o tema, deixando-o aberto às mais diversas interpretações. O que se acredita, no final das contas, é que a vida tem uma continuidade, mas que não necessariamente ela precisa estar ligada à alma de quem falece, podendo ser relacionada com a descendência da família, por exemplo.
O que outras doutrinas dizem sobre o assunto?
Até agora pudemos perceber o quão diferentes são as visões de cada religião sobre a vida após a morte. Mas, como será que outras grandes doutrinas enxergam esse ponto?
Islamismo
Os muçulmanos acreditam que a morte é o fim da vida física na Terra, porém, que a alma continua viva, indo em direção ao Anjo da Morte, também conhecido como Azrael, o arcanjo da justiça, até o dia do “julgamento final’’. Nesse dia, as ações de cada indivíduo serão julgadas, decidindo se ele irá para o Paraíso (Jannat) ou para o inferno (Jahannam).
Budismo
Os budistas acreditam na reencarnação da alma após a morte do corpo físico. Segundo a religião, o que determina a próxima encarnação é o modo como o indivíduo viveu na Terra, levando em consideração seus feitos bons e ruins.
A intenção é manter o aprimoramento constante, com o objetivo de alcançar a iluminação final. Logo, podemos dizer que existem duas metas centrais para os seres humanos:
- A libertação do “samsara”: o ciclo de encarnações;
- A iluminação: após a libertação do ciclo, transforma o indivíduo em um Buda, um ser iluminado.
Ou seja, o “samsara” seria o ciclo de encarnações pelas quais uma pessoa precisa passar até que a sua mente e corpo atinjam, finalmente, a iluminação e o encerramento das mortes e renascimentos, dando à alma descanso.
Candomblé
O candomblé é uma religião de origem africana, muito conhecida por seus orixás (deuses). Na visão dessa religião, o indivíduo passa para outro plano assim que morre, onde ficará ao lado de guias, espíritos e, principalmente, de tais orixás.
Segundo o candomblé, a morte não é um ponto final, mas uma vírgula entre o mundo material e o espiritual.
Você está à procura de um plano funerário completo e de qualidade? Então, entre em contato com o atendimento da Riopae agora mesmo. Estamos prontos para lhe ajudar no que for preciso!
Disponível em: O que é a morte sob o ponto de vista das diferentes crenças e religiões?https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/11/02/interna-brasil,717180/a-morte-segundo-as-diferentes-religioes.shtml/ Acesso em: 25 de Março de 2021.