O momento do falecimento de um ente próximo e querido é sempre complicado. Por isso, é fundamental que algumas decisões referentes ao tema, como questões relacionadas ao local de enterro, sejam previamente organizadas, para não haver necessidade de correr atrás no momento em que o fato triste acontece.
Uma das maiores recomendações neste tema é ter um jazigo familiar. A seguir, apresentaremos algumas informações sobre esta opção, de modo que o leitor entenda melhor sua importância.
O que é o jazigo familiar e como ele funciona?
O jazigo é um espaço que a família adquire em determinado cemitério, tendo direito a enterrar um número de membros naquele local, além de também poderem ser colocadas urnas funerárias, suporte para flores em homenagem aos falecidos, etc.
O tamanho e o número de pessoas que poderão ser enterradas variam, mas o fato é que esta opção dá à família um espaço próprio e privativo, ideal para honrar a memória de quem deixou saudades.
Realizando o investimento no jazigo, os integrantes da família precisam se atentar a alguns detalhes. Por exemplo: apenas as pessoas que estejam incluídas na documentação referente ao espaço poderão ser enterradas nele quando vierem a falecer.
É importante atentar para este detalhe referente ao funcionamento do jazigo familiar, para que não hajam surpresas negativas no momento em que for necessário utilizá-lo.
Importância do jazigo familiar
São vários os aspectos que se destacam na hora de falar sobre a importância do jazigo familiar. Primeiro, em relação ao sentimento. Poder enterrar entes queridos em um mesmo espaço e ter um local próprio para homenageá-los é confortante e muito benéfico para quem precisa se despedir de forma tranquila.
A sensação de que os familiares estão juntos, no mesmo jazigo, também é capaz de trazer boas sensações e, de certa forma, ajudar nos momentos complicados de despedida de alguém querido.
Isso sem falar que, tendo um espaço mais privado, o enterro pode ser mais tranquilo e reservado, com as pessoas realmente próximas, unindo-se para se confortarem. Tudo é mais tranquilo, auxiliando no processo de luto e na hora de lidar com um fato tão triste. Não é necessário dividir o local com outros enterros e pessoas desconhecidas, tudo é mais intimista e reconfortante.
Para além disso, há também os benefícios práticos e burocráticos. Por exemplo, quando a morte vem de forma repentina, é preciso correr atrás de muitos detalhes para realizar velório, enterro, etc. Tendo a segurança de um jazigo familiar, a situação é resolvida de forma menos burocrática.
Isso também diminui custos gerais. Quando o investimento em um jazigo familiar é feito ao longo da vida, os pagamentos referentes também são divididos e aliviados. Se for necessário colocar a mão no bolso quando o ente querido falece, os gastos vêm todos juntos, podendo pesar bastante para a família.
Conheça os serviços da Riopae
Agora que você já sabe o que é um jazigo familiar e quais os benefícios de se organizar para investir em um, nos colocamos à disposição para conhecer nosso trabalho. Somos parceiros de uma empresa de assistência familiar que atende há 20 anos no mercado do Rio de Janeiro e estamos aqui para ajudar você. Conheça os planos da Riopae e entre em contato com a central de atendimento.
Disponível em: O que é jazigo? Confira tudo o que você precisa saber sobre esse espaçoConheça os tipos diferentes que existem e entenda a importância de se planejar https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/jardim-da-saudade/o-que-e-jazigo/Acesso em: 18 de Março de 2021.