Falar sobre a morte com as crianças pode ser uma tarefa bem difícil, não é mesmo?
Muitos pais e responsáveis possuem dúvidas sobre como fazer isso, principalmente no momento de dar a notícia do falecimento de uma pessoa querida.
É comum tentar poupar as crianças da tristeza, mas, segundo psicólogos, o ideal é sempre abordar esse assunto de maneira natural e, se puder introduzir de forma lúdica, melhor ainda.
É claro que isso pode gerar bastante medo e angústia pelos adultos, mas é essencial ajudar a criança a vivenciar o luto corretamente.
Portanto, a educação sobre o assunto deve ser iniciada desde a primeira infância através de algumas conversas.
Se você deseja entender mais como falar com as crianças sobre despedidas de forma lúdica, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!
O que fazer quando alguém próximo da criança falece?
Pensar em como falar com as crianças sobre despedidas de forma lúdica pode trazer grande preocupação, mas é muito importante que seja feito por pessoas próximas em quem ela confia.
Não é indicado que esse acontecimento seja escondido da criança, afinal, ela possui o direito e necessidade de saber de fato o que aconteceu.
Falar a verdade é sempre melhor porque ajuda a construir uma base de confiança e amor com a criança, principalmente em momentos de tristeza e dor.
Assim, a criança passa a se sentir mais amparada, amada e respeitada para receber melhor a notícia da morte e conseguir superar essa perda.
Os adultos e responsáveis precisam agir como portos seguros, acolhendo e escutando aquilo que a criança tem a dizer, dando liberdade de lidar com a dor.
Como lidar com a morte de forma lúdica?
Existem algumas maneiras de conseguir lidar com as situações de perda e despedidas de alguém de maneira lúdica, sendo ideal para as crianças.
Conversar de maneira lúdica com a criança faz com que ela tenha curiosidade e se sinta confortável para expressar as suas emoções do jeitinho dela.
Assim, sentem liberdade de perguntar, tirar dúvidas, expressar seus sentimentos, medos e inseguranças sobre a morte e a despedida.
O ideal é sempre se atentar aos sinais que a criança dá, seus comportamentos e falas, para que os adultos possam ajudá-la de acordo com as suas necessidades nesse momento.
Não é interessante dar as informações que as crianças não pedem ou precisam.
Você pode sugerir, por exemplo, que elas escrevam uma cartinha ou façam um desenho de um momento bom que tiveram com seu ente querido.
Responda as perguntas que ela tiver e pense em como fazer isso para que ela não se sinta desconfortável ou fique sem respostas.
As crianças devem participar da despedida?
Depois de receberem a notícia sobre a perda de uma pessoa querida, é comum que os pais ou responsáveis se questionem se as crianças devem participar do momento de despedida.
É interessante que a criança participe dos velórios, cerimônias e enterros justamente para que consigam concretizar o que aconteceu.
Entretanto, isso não deve ser feito por obrigação, e caso ela não queira, não force.
Lidar com a morte e falar com as crianças sobre despedidas de forma lúdica nem sempre é fácil, mas você pode contar com a gente nesse processo! Entre em contato.
Disponível em: Como falar sobre morte com crianças. https://entretantoeducacao.com.br/educacao/como-falar-sobre-morte-com-criancas/. Acesso em: 06 de outubro de 2022.