Com um nome um tanto quanto incomum e desconhecido por muitos brasileiros, a Tanatopraxia é uma técnica de conservação de cadáveres, realizada em casas funerárias que geralmente preparam os corpos antes dos velórios e enterros. Normalmente é exigível para sua aplicação cuidados e técnicas que são cirúrgicas, com extrema delicadeza e zelo durante o procedimento.
Com o intuito de garantir uma aparência mais agradável para os familiares e amigos, surgiu esse procedimento, acredita-se, desde a pré-história, denominada na época de embalsamento. Após os avanços nos procedimentos cirúrgicos, recebeu a nomenclatura atual que surgiu entre 1861 e 1865 e é usada até os dias de hoje. A técnica de tanatopraxia que conhecemos hoje, chegou ao Brasil no início dos anos 90.
Ele tem como principal objetivo retardar ou desacelerar o processo decomposição natural do corpo. Procedimento realizado com uso da necromaquiagem, aplicação de produtos químicos ao cadáver e uma higienização específica de uma maneira menos agressiva e mais sutil, diferente da antiga técnica conhecida como embalsamento. Após toda a aplicação, o corpo fica com aparência serena e mais corada como antes da morte.
Indo bem mais além, podemos dizer que a tanatopraxia é uma técnica que representa grande amor e carinho por parte da família, pois além do fato de ela diminuir as transformações ocorridas no próprio corpo sem vida, ainda contribui com a família no processo de adaptação após a perda do ente querido.
Atualmente, é usado em praticamente todas as funerárias, sendo um serviço básico encontrando em qualquer funerária.
Como funciona a técnica?
A tanatopraxia é uma completa desinfecção e conservação do cadáver tendo como serviço prioritário a destruição uma vasta gama de micro-organismos produtores de muitas doenças. Por meio desse procedimento, melhora o transporte e a estética.
Existem algumas vantagens que envolvem essa prática, vou citar logo abaixo algumas delas:
A primeira delas é a mais óbvia, melhora a imagem do falecido. Como citado, ela é realizada com a aplicação de produtos ao corpo sem vida de uma maneira bastante eficaz. Quando finalizado, o procedimento deixa a imagem do falecido com uma aparência mais serena e mais corada.
Além da estética, ela trabalha na desinfecção, destruindo uma grande quantidade de micro-organismos condutores de doenças.
Podemos citar também os benefícios sanitários envolvendo a técnica. Ela evita o derramamento de líquidos pelo solo o que impede a proliferação de doenças para outros seres humanos. Desse modo, garante a segurança dos familiares durante o último contato com o falecido.
Ela possui uma série de benefícios que chegamos por meio da sua aplicação. Além dos citados, podemos acrescentar que alonga o tempo de velório. Caso o corpo não seja velado logo de imediato, ele pode estender o tempo em que o corpo permanece intacto. Em casos de viagem longas para levar o corpo para outro local, o procedimento garante um maior tempo de conservação mesmo sobre os diferentes tipos de ambientes em que o corpo ficará exposto.
Agora que você conhece a técnica e sabe seus benefícios, já está na hora de encontrar uma assistência que ofereça esses e outros serviços funerários com a maior qualidade e agilidade. Entre em contato com a Riopae para solicitar um orçamento e agende seu atendimento.
Disponível em: Tanatopraxia https://pt.wikipedia.org/wiki/Tanatopraxia/ Acesso em: 22 de Outubro de 2021.