Como podemos superar o medo da morte?

O medo da morte é algo que quase todos nós compartilhamos. Por um lado, esse medo pode ser muito útil, nos afastando de situações de perigo. No entanto, se tal sentimento começa a atrapalhar nossa vida cotidiana, é preciso buscar maneiras de contorná-lo o quanto antes.

Embora não exista uma receita garantida para superar o medo da morte, alguns passos simples podem ser bastante úteis para chegarmos a esse objetivo, aliviando o sentimento de ansiedade e nos proporcionando uma vida mais plena e tranquila.

Para compreender mais sobre o assunto, continue conosco durante todo este artigo.

Por que temos medo da morte?

A morte ainda é um assunto considerado tabu em muitos círculos sociais, afinal é difícil e, por vezes, doloroso enfrentarmos esse sentimento.

Muitas vezes, não é a morte em si que nos assusta, mas alguns aspectos dela, como:

  • A ideia de passarmos por uma doença longa, que nos deixe debilitados e nos faça sentir dor;
  • O medo de deixar para trás pessoas que amamos;
  • O receio de partirmos sem ter resolvido desavenças;
  • Não sabermos lidar com o desconhecido.

Esse sentimento também pode surgir após a perda de um ente querido, fazendo-nos lembrar da nossa própria mortalidade, ou após uma experiência traumática de quase morte, como um acidente de carro ou um assalto.

No entanto, ele também pode ocorrer sem uma razão aparente, paralisando e até mesmo causando uma ansiedade extrema, sendo necessário nesse caso, entender e focar em superar o medo da morte da melhor maneira possível.

Mas, afinal, como enfrentar e superar esse medo?

Se você se sente sufocado por sentimentos negativos relacionados ao assunto, descubra agora algumas maneiras simples de superar o medo da morte e ter uma vida mais plena:

  1. Procure os gatilhos do seu medo

O medo da morte pode ter origem em um evento traumático pelo qual você passou, como a perda de um familiar, amigo ou até mesmo animal de estimação.

Quando você encontra a causa desse medo, os sentimentos que ele gera tendem a diminuir, já que você pode racionalizá-los, tornando a superação mais fácil.

  1. Aprenda a relaxar

Na maioria dos casos, não sabemos quando ou onde enfrentaremos a morte. Então, por que pensar tanto sobre o assunto? Ao invés disso, tente focar no seu presente e nas coisas que precisam ser resolvidas agora, como:

  • Cuidar da sua família;
  • Aperfeiçoar-se profissionalmente;
  • Procurar uma casa nova;
  • Aproveitar a companhia dos amigos;
  • Planejar uma viagem que você sempre sonhou.

A ideia é não se preocupar com algo que não pode ser evitado ou previsto. Portanto, permita-se concentrar em outros pontos da sua vida.

  1. Viva plenamente

Quando aproveitamos a vida, colocamos o medo da morte em segundo plano, pois estamos ocupados demais para pensarmos sobre o assunto.

Além disso, desfrutar do que temos ao nosso redor nos ajuda a dar valor a cada pequena coisa do nosso dia a dia, diminuindo a ansiedade e aumentando a sensação de prazer.

  1. Expresse-se

Quando esse sentimento lhe sufocar e você não souber o que fazer para enfrentar o medo da morte, simplesmente fale sobre ele. Muitas vezes, o simples ato de dizer o que pensa é suficiente para esvaziar a mente e tranquilizar o corpo.

Você pode seguir esse passo conversando com um amigo, colega de trabalho, líder religioso e, principalmente, com um psicólogo.

Saiba quando é necessário buscar ajuda

Embora existam diversas maneiras de superar o medo da morte, por vezes é necessário buscar ajuda especializada, principalmente quando esse sentimento assume uma posição de protagonista em nossas vidas. Para ele, os profissionais de saúde dão o nome de “tanatofobia”.

A tanatofobia é simplesmente o medo da morte ou do processo de morrer. Quando ela entra em cena, alguns sintomas podem ser sentidos, como:

  • Ansiedade e ataques de pânico;
  • Medo e tontura;
  • Sofrimento;
  • Taquicardia e náusea;
  • Insônia.

Em casos como esse, a ajuda de um psicólogo é mais que bem-vinda, ajudando o paciente a reavaliar os seus medos por meio da terapia, tendo assim uma vida mais equilibrada e serena, além de uma maior segurança para enfrentar a questão.

Você se encontra em uma situação como essa e precisa da ajuda de profissionais para auxiliar você? Então, aproveite para conhecer os planos da Riopae. Associando-se a Riopae, você tem descontos em diversas consultas, inclusive com psicólogos e psiquiatras.

Disponível em: Como lidar com o medo da morte? https://apsiquiatra.com.br/medo-da-morte/ Acesso em: 13 de Agosto de 2021.

Related Posts

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments